Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro
O EDI Deputado Pedro Fernandes Filho é exclusivo de Educação Infantil e está localizado na Fazenda Botafogo,Coelho Neto. Recebemos crianças de 3 anos e meio até 6 anos de idade.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Educação Infantil, espaço de aprendizagem.

Educação Infantil, espaço de aprendizagem.


                      
                    A E.M. Deputado Pedro Fernandes está situada no Conjunto Habitacional Fazenda Botafogo em Acari. Esta comunidade é caracterizada pela diversidade, são famílias oriundas de diversas partes do Brasil, com seus costumes, crenças e atitudes.
                    Neste ano estamos atendendo uma faixa etária de três anos e seis meses à seis anos distribuídos em doze turmas, sendo quatro em horário integral e oito em horário parcial.
                   Nossos alunos são oriundos do Conjunto Habitacional Fazenda Botafogo e das comunidades que nos circundam. São elas: Pedreira, Lagartixa, Chapadão, Acari e Costa Barros.
                 Nosso Projeto Político Pedagógico “Educação Infantil em Ação” é resultante de um trabalho integrado, e participativo, que envolveu a Direção, Professores, Funcionários, Alunos e Responsáveis desta U.E.
                Queremos que nossos alunos obtenham conhecimentos e vivências através de variadas atividades de forma prazerosa e lúdica, num ambiente acolhedor e estimulante, onde a brincadeira exerça papel de destaque no processo pedagógico.
                De acordo com o Referencial Curricular para Educação Infantil, ela deve primar pela qualidade das interações, considerar  as diversidades culturais, sociais e ambientais para que a criança possa construir uma identidade autônoma e desenvolver todas as habilidades para uma vida social.
                     No tocante ao brincar, consideramos que a brincadeira se constitui em um espaço de aprendizagem, de imaginação e de reinvenção da realidade, sendo fundamental para o desenvolvimento infantil. É através da brincadeira que a criança desenvolve a sua imaginação, a memória, a atenção, criando e recriando a realidade na qual está inserida, construindo valores e atitudes, enfim, se constituindo enquanto sujeito.

Nossos espaços de aprendizagem:

 Sala de Informática

"A multimídia é a combinação de texto, som, imagem, animação e vídeo, ou seja, incorpora todas as mídias existentes para representar uma informação. É, por isso, uma forma poderosa de comunicação, pois ganha e mantém a atenção e o interesse do aluno e com isto promove a retenção da informação. Para a Educação, uma atividade didática multimídia bem empregada, é um recurso poderoso, pois, estimula todos os sentidos e pode oferecer uma experiência melhor que qualquer outra mídia sozinha." (Esther P. Grossi)

Turma E.I.12 (professoras Ana Lúcia e Jaqueline)

Turma E.I.11 (professora Priscila)
Turma EI 10 - Professoras Raquel e Jessica

Turma EI 16 - Professora Susana


Turma EI 18 - Professora Patrícia

"Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." (Paulo Freire)




Piscina de Bolinhas

Na piscina de bolinhas trabalhamos cores, formas, movimentos, além da socialização que a atividade proporciona.
Na piscina de bolinhas as crianças criam histórias de castelos, monstros imaginários e tudo o mais que a imaginação deles  pode inventar.
 

2 comentários:

Junia disse...

Lindos meus pequeninos inseridos na era da informática. 1h por semana.
Parabéns minhas professoras, vocês são nota 10. Sei que trabalhar com 25 crianças numa sala super atraente e desgastante, mas o futuro será uma EDUCAÇÃO DE EXCELÊNCIA.

Katia Barboza disse...

Adorei os miudinhos no computador!
O blog está lindo!
Bjs em todos!!!!!!!!!!!
Kátia Barboza