Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro
O EDI Deputado Pedro Fernandes Filho é exclusivo de Educação Infantil e está localizado na Fazenda Botafogo,Coelho Neto. Recebemos crianças de 3 anos e meio até 6 anos de idade.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Projeto:Contando História na Escola



Projeto:Contando História na Escola

               A Escola Municipal Deputado Pedro Fernandes atende crianças na faixa etária de 3 anos e seis meses à 6 anos. São crianças com personalidades e características bastante diferentes e intensas. Nessa fase podemos perceber a necessidade de desenvolvimento da autonomia, concentração, a construção da identidade, o desenvolvimento da imaginação e de formas adequadas para expressar idéias e sentimentos, de compartilhar conhecimento, trabalhar a linguagem oral, o respeito e a capacidade de escutar o outro e  o saber esperar a vez.
              Pensando numa forma prazerosa para as crianças de desenvolver essas necessidades surgiu a idéia de convidar os responsáveis para contar histórias ao perceber, na comemoração do Dia dos Avós, o interesse e alegria das vovós em contar histórias e cantar para as crianças. Era visível o prazer que  os avós sentiam por estarem narrando suas histórias.
              O Projeto parte do princípio de que difundir o gosto pela leitura, através da união escola e família, é benéfico à comunidade e aos alunos.
              Entendemos que somente a partir de uma união e a soma de esforços de todos, num trabalho conjunto conseguiremos uma sociedade mais preparada.
              “O ato de leitura é um ato cultural e social e ter acesso à boa literatura é dispor de uma informação cultural que alimenta a imaginação e desperta o prazer pela leitura. A importância dos livros e demais portadores de textos  é incorporada pelas crianças na medida que possibilitamos momentos de leitura, onde as crianças possam manusear e ler os livros. Um outro fato que consideramos importante é deixar as crianças levarem um livro para casa, para ser lido junto com seu familiares permitindo que as crianças desde muito pequenas, possam construir uma relação prazerosa com a leitura. Compartilhar essas descobertas com seu familiares é um fator positivo nas aprendizagens das crianças, dando um sentido  mais amplo para a leitura”. ( Referencial Curricular Nacional de  Educação Infantil).

Objetivo Geral:
              Desenvolver a linguagem oral e escrita dos alunos através da leitura e contação de histórias, integrando  família e escola.

Objetivos Específicos:    
     *Promover o envolvimento dos pais na escolaridade dos seus filhos;   
     *Incentivar a leitura de um modo lúdico e divertido; 
     *Resgatar a tradição da arte de contar histórias;
      *Elevar a auto-estima dos responsáveis através dos textos;  
     *Promover a diversão e o lazer nos espaços escolares e públicos; 
     *Despertar nos alunos o gosto pela leitura através de textos;  
   *Conscientizar os responsáveis de seu papel de educadores;  
   *Possibilitar o manuseio e acesso aos livros de histórias para que ao seu jeito as crianças possam reinventar as histórias;  
    *Compartilhar a leitura com os familiares;   
    *Saber escutar o outro;       
    *Aguçar a imaginação;


Turma da Professora Hildene

Contação feita pela mãe do aluno Daniel, srª Maria Estela.

As crianças adoraram a história "Bibi vai pra cama".

O Daniel ficou muito feliz com a presença da mamãe na escola.


        No dia 01 de junho de 2012, a Senhora Valdiva, avó do aluno Ryann Lucas, visitou a turma EI 10 para contar uma história...
        Ela contou a história do livro O Baile (Mary França).
         A turma ficou super empolgada, queriam ver as imagens e fazer muitas perguntas sobre os animais do livro.
            Eles ficaram felizes com a presença de alguém fora da rotina para animá-los com uma bonita história.


                   A turma adorou e o Ryann ficou muito feliz e 
                                    orgulhoso com a vovó.



Abaixo a mamãe Lucilene na Turma E.I.16 (Professora Susana), contando a história "O Mundinho"  no auditório da escola.
 A aluna Brenda Vitória e sua mãe.
 

 Turma EI 17 - professora Cristiane, contando a história "O Mundinho", mãe da aluna Hellen, Flávia.





 Hellen no colinho da mamãe.
Turma da professora Patrícia - Vovó do Victor Marlene


Trabalhinho realizado pela turma a partir da história.



EI 10 - Luciflavia, mãe do aluno Hugo Henrique contando a história da Magnólia.




O Hugo ficou muito feliz! Neste dia também comemoramos o aniversário da aluna Yasmim. O Hugo deu um gostoso abraço de parabéns em sua amiga...

EI 20 - Turma da Professora Lourdes






No dia 19  de junho a turma EI 10 recebeu a visita de Angélica, mãe da aluna Emanuelle, para contar uma história. A mãe fez a escolha pelo clássico A Bela e a Fera, que é uma das histórias de princesa que a filha adora.



Também participou da contação de história o primo de Emanuelle, Raul, que é de nacionalidade espanhola e veio passar férias com a prima. Segundo Emanuelle, seu primo não fala nada de português e mesmo assim eles brincam e se divertem muito. Foi uma experiência muito interessante para turma conhecer alguém de outro país. Emanuelle aproveitou para apresentar sua turma ao seu primo.




Contação de história: Lagarta na Primavera - Turma EI 20 
Tia Lourdes
        História contada por Tatiane, tia, responsável pela aluna Yasmim.



No dia 24/09, a turma EI 10 recebeu a mamãe da aluna Yasmim Cabral.
       A turma adorou a história. O livro é de imagens e juntos, responsável e a turma criaram um linda história sobre o livro A flor do lado de lá.





  Depois de ouvir a história, a turma se despediu levando a árvore com flores que comemora o Dia da Árvore e a Chegada da Primavera.