Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro
O EDI Deputado Pedro Fernandes Filho é exclusivo de Educação Infantil e está localizado na Fazenda Botafogo,Coelho Neto. Recebemos crianças de 3 anos e meio até 6 anos de idade.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Um novo olhar sobre a Fazenda.


Nosso projeto tem como prioridade resgatar a História da Fazenda Botafogo por meio de relatos orais. O projeto “Um novo olhar sobre a Fazenda”, tem o objetivo de identificar, junto à comunidade e aos moradores mais antigos, as mudanças ocorridas no local ao longo dos anos, a partir da convivência entre as pessoas, as festas, a culinária, as profissões, dentre outros.
O resultado disto seria o reconhecimento e o respeito, por parte dos moradores, pelas origens, reafirmando as conquistas individuais e coletivas, além da capacidade de discernir direitos e deveres no meio social.
Mais que promover o exercício da cidadania, onde os mais velhos repassam conhecimentos e valores aos mais jovens, à utilização do método da história oral é também capaz de recuperar a história local pelos seus próprios agentes. “Pessoas que não têm qualquer ligação com os relatos oficiais e/ou acadêmicos, mas somente sua visão particular sobre a realidade”. Começamos conversando com os alunos sobre as coisas boas que existem no bairro, eles citaram várias e as mais comentadas foram: Vila olímpica, a escola, várias linhas de ônibus e o metrô. Resolvemos então registrar de maneira lúdica, com desenho, pintura e claro muitas fotos dos alunos. Foi o Máximo eles não cansam de olhar suas fotos.
 O Metrô - EI 17 - Professora Cristiane




A turma toda reunida.


Todo mundo fazendo pose.

Pintura a dedo com guache.

Muita concentração.
 

Pintura coletiva com cola colorida.

A escola - Professora Patrícia

Ficou igualzinha.



Recorte e colagem com papel picado.




 Ônibus 920 - Professora Susana


Todo mundo pegando carona.


Pintura com guache e pincel.


Representação do Conjunto Habitacional Fazenda Botafogo onde muitos de nossos alunos moram.
Trabalho realizado pela turma E.I. 10 da Professora Raquel.

Um comentário:

simone machado disse...

Parabens Junia e equipe!!parabens professores e funcionários!Parabens criançada!
Escola maravilhosa.Seria bom se todas fossem iguais à você.
Beijos